Adega Cooperativa de Amarante

A Adega Cooperativa de Amarante, fundada em 18 de Outubro de 1958, reconhecida por alvará de 25 de Novembro de 1958, é a associação de base cooperativa dos viticultores de Vinho Verde do Concelho de Amarante.

Possui instalações modelares e tecnológicas com capacidade de vinificar e armazenar cerca de 1 650 000 litros, tem circuitos diversos que permitem o tratamento diferenciado das produções dos viticultores, possibilitando o seu uso da Adega como complemento da exploração agrícola e apresentarem-se no mercado com marca própria.

A constante busca da qualidade e melhoria dos produtos, com recurso a um quadro técnico adequado e bem apoiado pela Vercoope, tem início na receção separada das uvas entregues pelos associados, tendo em atenção as características analíticas dos mostos e as castas recomendadas. Os cuidados com a laboração são permanentes e não permitem sequer uma menor atenção com os efluentes, devidamente tratados em completa estação de tratamento de águas residuais.

Nos vinhos“Adega Cooperativa de Amarante” e “Varanda dos Reis”, é fácil comprovar os diferentes equilíbrios da junção da casta Azal com a casta Arinto (Perdenã). São vinhos onde ressalta a frescura característica do Azal com o aroma frutado da Perdenã.

Destaca-se também a qualidade das aguardentes produzidas. A “Bagaceira de Vinho Verde – Adega Cooperativa de Amarante” resulta da destilação em alambique tradicional do bagaço de uvas tintas, posteriormente refinada pelo método charantês. É uma aguardente bagaceira aromática e muito macia. Quanto à “Aguardente Vínica Velha de Vinho Verde – Adega Cooperativa de Amarante”, é envelhecida num longo estágio em cascos de carvalhos de rara qualidade e são apenas engarrafadas cerca de 3.000 garrafas anualmente.

Vinhos e Espumantes da Adega Cooperativa de Amarante