Adega Cooperativa de Guimarães

Fundada em 1962, por 82 viticultores, a Adega Cooperativa de Guimarães estabeleceu-se em 1963 em Fermentões, com o objetivo de receber, vinificar e comercializar as uvas dos seus cooperadores. Graças às evidentes vantagens que a associação de produtores em cooperativas apresentava, a Adega Cooperativa de Guimarães rapidamente floresceu tendo chegado a agregar 250 viticultores do Concelho de Guimarães.

Durante os anos setenta e oitenta, a realidade agrícola da região sofreu profundas alterações, consumando-se em abandono da atividade vitícola o que, consequentemente, se refletiu na Adega Cooperativa de Guimarães, na sua representatividade e atividade. Durante esses anos, nas instalações da Adega Cooperativa de Guimarães funcionaram, primeiro a Vercoope – União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes, de que Guimarães foi fundadora e posteriormente a Cooperativa Agrícola de Guimarães.

Os anos noventa trouxeram de novo o entusiasmo à produção vitícola e as Direções desta Cooperativa, atentas ao potencial económico da produção de VINHO VERDE e às novas necessidades do viticultor, apostaram em formas avançadas de Cooperativismo:

Em Setembro de 1999, na presença do Senhor Secretário de Estado da Agricultura, Dr. Luís Medeiros Vieira, foi aprovado um projeto de investimento que previa a mudança de instalações. Em Setembro de 2000, a nova adega, instalação construída e equipada totalmente de raiz, recebeu as suas primeiras 400.000 quilogramas de uvas com as quais foram produzidos vinhos de elevada qualidade e características marcadamente regionais: frescos, leves e frutados.

Em 2001, os Cooperantes aprovaram em Assembleia Geral um aumento de Capital Social para 211 mil contos, como forma de responsabilização e prova do elevado interesse para a Agricultura Regional.

A 11 de Setembro de 2001, na presença do Senhor Ministro da Agricultura, Dr. Luís Manuel Capoulas dos Santos, as novas instalações foram formalmente inauguradas dando assim início a um novo ciclo na vida desta Cooperativa.

+351 253 570 055
Rua da Boavista, Quintã de Cima, Prazins.
Apartado 153, 4801-910 – Guimarães, Portugal
adegaguimaraes.pt

Vinhos e Espumantes da Adega Cooperativa de Guimarães